Master

Adalberto Barreto – Fortaleza – CE

PhD Professor da Universidade da UFC. Doutor em Psiquiatria pela Universidade René Descartes – Paris. Doutor em Antropologia pela Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais de Paris e Universidade de Lyon 2 – França Licenciado Escola de Altos em Filosofia e Teologia…

abarret1@matrix.com.br

Currículo

PhD Professor da Universidade da UFC. Doutor em Psiquiatria pela Universidade René Descartes – Paris. Doutor em Antropologia pela Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais de Paris e Universidade de Lyon 2 – França Licenciado Escola de Altos em Filosofia e Teologia pela Universidade de São Thomas de Aquino – Roma e Universidade Católica de Lyon – França. Criador da metodologia da Terapia Comunitária Integrativa. abarret1@matrix.com.br

Mourad Ibrahim Belaciano – Brasília – DF

Diretor Geral da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS, Professor e Médico Sanitarista. A ESCS é mantida pela FEPECS e vinculada a SES-DF, desde agosto de 2001, onde está implantando e consolidando o curso de medicina e de enfermagem e outras atividades…

cs@saude.df.gov.br

Currículo

Convidado especial para ministrar aula inaugural na abertura oficial dos Cursos de Especialização Sistêmica Fenomenológica Familiar, Organizacional e Pedagógica. Diretor Geral da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS, Professor e Médico Sanitarista. A ESCS é mantida pela FEPECS e vinculada a SES-DF, desde agosto de 2001, onde está implantando e consolidando o curso de medicina e de enfermagem e outras atividades acadêmicas. Deve-se destacar que a ESCS está se firmando no cenário educacional de medicina. O sistema de Ensino inclui parte clínica, integra teoria e prática e a escola com a rede de Saúde. É a única escola no Brasil inteiramente estruturada em uma Secretaria de Saúde/SUS, que vem se destacando no cenário do DF, na região Centro-Oeste e em todo o país pela excelência na formação de profissionais médicos. Em 2004 e 2007, a instituição alcançou o primeiro lugar, e no ano de 2011, tirou a nota máxima – cinco – em mais um ENADE. A ESCS foi a única instituição de ensino de medicina a obter esse resultado no Distrito Federal. Com dez anos de existência, esta é a terceira avaliação consecutiva, que a escola obteve a nota máxima determinada pelo Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação. “A nota alta não é ocasional, é a marca da escola: e isto está chamando atenção da clientela. Aqui, o professor não transmite simplesmente, o aluno constrói o conhecimento” (confira a Portaria nº420, de 16 de novembro de 2011, com as notas de todas as Instituições de Ensino Superior no ENADE). Ressalta-se ainda, o caráter de responsabilidade social institucional da ESCS que adota o sistema de cotas, 40% do total de ingressos de suas vagas para estudantes oriundos das escolas públicas do Distrito Federal. Médico formado pela UERJ, com Residência em Pediatria. Mestrado em Bioestatística pela ENSP / FIOCRUZ (1977) e Mestrado em Políticas Públicas pela UFPb (1987). Professor Universitário desde 1977, vinculado à área de Saúde Coletiva. É professor da UnB, onde foi chefe de Departamento e Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde e faz doutorado. Ocupou diversos cargos estaduais e federais, na área de Planejamento e Organização de Serviços de Saúde. Vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica – ABEM 2004-2007 – tendo sido Presidente do 37º Congresso da ABEM ocorrido em Brasília em 1998. Presidente da ABEM 2008-2010. www.escs.edu.br www.fepecs.edu.br/revista.htm   ccs@saude.df.gov.br

Celina Romagnolli Dantas – Brasília – DF

Psicóloga, com estudos e vivências em análise transacional, bioenergética, psicodrama e coaching de performance. Especialista em gestão de pessoas, avaliação da gestão pública; e desenvolvimento local…

celinaromagnolli@gmail.com

Currículo

Psicóloga, com estudos e vivências em análise transacional, biodanza, bioenergética, psicodrama e coaching de performance. Especialista em gestão de pessoas; avaliação da gestão pública; e desenvolvimento local.  Consultora e facilitadora de aprendizagem em gestão pública, gestão de pessoas, pesquisa e desenvolvimento organizacional. Ministra cursos e palestras em escolas do governo e outras instituições. Integrou e dirigiu grupos de trabalho em regiões do Brasil e no exterior. Exerce a função de Coordenadora Geral de Desenvolvimento de Pessoas da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Governo da Presidência da República. celinaromagnolli@gmail.com

Oviromar Flores – Brasília – DF

Sociólogo, Sanitarista, Professor do Departamento de Saúde da Universidade de Brasília – UnB; Decano de Extensão da Universidade de Brasília, Pesquisador do CNPq…

flowers@unb.br

Currículo

Sociólogo, Sanitarista, Professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília – UnB; Decano de Extensão da Universidade de Brasilia; Pesquisador do CNPq; Professor, Adjunto da Faculdade de Ciências da Saúde e da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília; Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília; Mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia; Especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública da SES do Rio Grande do Sul; Graduação e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. flowers@unb.br

Eliane Costa de Assis – Brasília – DF

Tecnologista do Ministério da Saúde, atuando na equipe gestora da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC…

Currículo

Tecnologista do Ministério da Saúde, atuando na equipe gestora da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC. Pedagoga, Graduada em Música, Especialista em Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico e Direito Educacional. Entusiasta aprendiz de terapias holísticas, praticante da Técnica do Equilíbrio do Campo Eletromagnético­­ (EMF BalancingTechnique) e do Método de Ressignificação do Inconsciente (MRI). Realiza estudos sobre a confluência das diversas abordagens terapêuticas e influências enérgicas na efetividade do autocuidado. Resumo da Palestra:10 Anos de PNPIC – O Direito de Cuidar e ser Cuidado. Avanços e Perspectivas da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares que amplia as abordagens de cuidado e as possibilidades terapêuticas no Sistema Único de Saúde e inseriu o Brasil na vanguarda das práticas integrativas em sistemas universais de saúde.

Roberto Crema – Brasília – DF

Psicólogo, Antropólogo e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Paris. Formação em diversas escolas humanísticas e transpessoais, criador do enfoque da Síntese Transacional – uma Ecologia do Ser…

robertocrema@gmail.com

Currículo

Psicólogo, Antropólogo e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Paris. Formação em diversas escolas humanísticas e transpessoais, criador do enfoque da Síntese Transacional – uma Ecologia do Ser, na perspectiva de uma quinta força em terapia. Coordenador geral do I Congresso Holístico Internacional (1987), que impulsionou a criação da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ. Introdutor, no Brasil, da Formação Holística de Base, fundamentada na abordagem transdisciplinar (1989) e do Colégio Internacional dos Terapeutas (1992), que coordenou durante vinte anos. Membro honorário da Associação Luso Brasileira de Transpessoal – ALUBRAT, Fellowship da Findhorn Foundation (Escócia). Reitor da Universidade Internacional da Paz – Rede UNIPAZ. Autor e coautor de 30 livros. Convidado para aula magna no dia 27/07/16 – Tema da Palestra: “A Ordem, o Cuidado e o Serviço”.robertocrema@gmail.com

Hermano Wrobel – Brasília – DF

Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da FUMEC – Belo Horizonte, 1973…

Currículo

Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da FUMEC – Belo Horizonte, 1973. Pós-graduação em Administração pela Columbia University/Fundação João Pinheiro, classificado em 1º lugar – 1975. Pós-graduação em Consultoria Organizacional pela ODA International – 1978. Formação em Coaching Ontológico pela Newfield – Colômbia 2007. Certificado em Coach Ontológico Organizacional pela Homero Reis e Consultores – Brasília 2009. Experiência Profissional: Diretor e responsável técnico da HMW Consultores Ltda. CEO da Homero Reis Inteligência Relacional e Coaching Consultor credenciado pelo SEBRAE na área de planejamento estratégico Atividades de Consultoria: Consultoria organizacional para empresas privadas e organizações públicas nas áreas de planejamento estratégico, definição de novos modelos de gestão, capacitação empresarial e gerencial, coaching organizacional.

Selva França Teles – Brasília – DF

Formada em Educação Artística pela Faculdade de Artes da Fundação Brasileira de Teatro – DF – Curso de Especialização – Terapias Psicocorporais para o Desenvolvimento Humano…

selvateles@yahoo.com.br

Currículo

Formada em Educação Artística pela  Faculdade de Artes da Fundação Brasileira de Teatro – D.F.-Curso de Especialização -Terapias Psicocorporais para o Desenvolvimento Humano – Fundação Internacional Rio Abierto – Centro de Terapias Psicocorporais e Desenvolvimento Humano – Buenos Aires – Argentina.Diretora e instrutora do Instituto Rio Abierto de Brasília.Recebeu o titulo de Embaixadora de Paz do projeto-campanha: Mil Banderas para Mil Escuelas:”Despertando Consciencia de Paz” Terapeuta psicocorporal. Professora/Instrutora do curso de Extensão “Cuidar do Ser” patrocinado pelo CESPE/UNB e coordenado pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília de 2007 até 2009. Ministrou curso de formação de instrutores do Sistema Rio Abierto em Brasília. Ministrou aulas de Movimento Vital Expressivo-Sistema Rio Abierto para professores, alunos e comunidade em geral na Faculdade de Educação da UNB e outras instituições públicas e privadas sobre temas: “Reconhecendo e estimulando outras Inteligências;”“ A Força do Movimento e da Musica na saúde do corpo” e outros temas. Ministra aulas regulares de Movimento Vital Expressivo no Espaço Cultural Teatro Mapati – Brasília. Coordenou e ministrou: Mini curso de extensão de Movimento Vital Expressivo, Faculdade de Educação/Unb -2006;Curso de extensão Cuidar do Educador, semi presencial,(120h), Cespe/Unb- 2007; Curso de extensão Cuidar do Ser- Sistema Rio Abierto – semi presencial(60h), Cespe/Unb -2008/2009;Curso de extensão de Introdução ao Movimento Vital Expressivo – Sistema Rio Abierto(40h), Faculdade de Educação/Unb -2011.   selvateles@yahoo.com.br

Maria Angelica Gomes – Brasília – DF

Formação acadêmica: Mestrado em Ciência Política com ênfase em Políticas Públicas, 1995, pela Universidade de Brasília, DF, Brasil…

Currículo

Formação académica: Mestrado em Ciência Política com ênfase em Políticas Públicas, 1995, pela Universidade de Brasília, DF, Brasil, curso de Especialização em Saúde Pública, 1990, pela Faculdade de Ciências Médicas de São Paulo, e Graduação em Enfermagem, 1979, pela Universidade Federal de São Paulo, Especialização em Qualidade da Atenção em Saúde, 1988, pelo Instituto de Investigação farmacológica Mario Negri, Milão, Itália e  Especialização em Saúde Internacional, 1990, OPAS/WHO, Washington, DC. Experiência Professional: como Professional de Saúde pública desempenhei várias funções no setor público da Saúde no Brasil, desde o nível municipal como Secretário Municipal de Saúde na cidade de LINS – SP, passando pelo nível Estadual como assistente técnico de direção na Secretaria de saúde do estado de São Paulo e outros diversos cargos no Ministério da Saúde, a nível nacional, como Coordenadora de Saúde da Região Sudeste do Ministério da Saúde, Secretária Executiva do Conselho Nacional de Saúde e Diretora de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Saúde. Desempenhei também atividades Universitárias, tanto como pesquisadora, como coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília, DF, Brasil. Durante minha vida profissional, fui designado para coordenar/representar o Ministério da Saúde em diversos conselhos e comissões nacionais, tais como: Comité Consultivo da 8ª Conferência Nacional de Saúde, Secretaria Geral da XI conferencia Nacional de Saúde, como representante do MIRAD exerci a coordenação da Câmara Técnica Social da Comissão de Desenvolvimento Rural do Ministério da Justiça e ocupei assento como Conselheira no Conselho Nacional de Saúde  representando o Ministério de Planejamento. Incorporei-me como Consultora Internacional da Organização Pan Americana de Saúde como Assessora da área de Sistemas e Serviços de Saúde, prestando serviços por más de 14 anos em distintos países, a partir de janeiro de 2001 até 2005 na representação da OPS da Bolívia; de janeiro de 2005 até agosto 2009 na Representação de OPS/OMS  de Nicarágua; de setembro de 2009 ate fevereiro de 2013 na Representação da OPS/OMS do Paraguai; de março de 2013 ate março de 2014 na OPS/OMS Perú sempre na coordenação da área técnica de Sistemas y Serviços de Saude e  atualmente transferida em abril de 2014 para a OPAS/OMS de Brasília, Brasil como Assessora de Serviços de Saúde e Recursos Humanos, para exercer funções no Programa Mais Médicos.

Sidarta Ribeiro – Natal – RN

PhD pela Universidade Rockefeller, Pós Doutorado na Universidade Duke, pesquisador do Instituto do Cérebro da UFRN, investigando as bases moleculares e celulares do papel do sono e dos sonhos no aprendizado / memória. Professor Titular…

sidartaribeiro@gmail.com

Currículo

PhD. pela universidade Rockefeller, Pós Doutorado na Universidade Duke, pesquisador do instituto do cérebro da UFRN, investigando as bases moleculares e celulares do papel do sono e dos sonhos no aprendizado/memória. Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.sidartaribeiro@gmail.com

Maria Henriqueta Camarotti – Brasília – DF

Neurologista, Psiquiatra, Homeopata, Especialista em Saúde do Trabalhador, Mestre em Psicologia, Guestalterapeuta, formadora de Terapia Comunitária Integrativa no Brasil e em Moçambique, presidente do MISMEC-DF, consultora em Saúde Mental…

enriquetac@gmail.com

Currículo

Neurologista, Psiquiatra, Homeopata, Especialista em Saúde do Trabalhador, Mestre em Psicologia, Guestalterapeuta, formadora de Terapia Comunitária Integrativa no Brasil e em Moçambique, presidente do MISMEC-DF, consultora em Saúde Mental. Atuou no GDF como Psiquiatra do HRAN até 2010, Diretora do Instituto de Saúde Mental nos anos de 1993 a 1994, coordenadora da Residência multiprofissional de Saúde Mental nos anos de 1999 a 2001. henriquetac@gmail.com

Sistêmica Consultoria

SHIN QL 08 - Cj 07 - Casa 05
Lago Norte - Brasília - DF
CEP - 71.520-275

Tel: (61) 3577-2697
Cel: (61) 9 9223-5685
Cel: (61) 9 9376-1990

© 2016 Todos os direitos reservados Sistêmica Consultoria

Translate »