Cursos de Pós-graduação Lato Sensu: 2º turma de Sistêmica Fenomenológica Familiar (Constelação Familiar) e 1ª turma de Sistêmica Fenomenológica Pedagógica (Constelação Pedagógica)

O Que é o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Especialização Sistêmica Fenomenológica Familiar – Constelação Familiar

Bert Hellinger – o criador da abordagem sistêmica fenomenológica e seus colaboradores permite um campo amplo e rico de possibilidades que oferece oportunidades e compreensões necessárias para a realização de uma nova realidade.
Venha conhecer e vivenciar a abordagem Sistemica Fenomenológica  familiar, organizacional e pedagógica.
Vamos em frente! Ultrapassando os limites e vivenciando transformações através das intervenções sistêmicas e da Constelação Familiar em busca do crescimento pessoal e profissional que permite encontrar as próprias forças e possibilidades, assumindo a responsabilidade por si mesmo, crescer na autonomia adulta e no processo de evolução humana.
É um movimento integrado  do conhecimento sistêmico na teoria e na prática vivencial   que  amplia as dinâmicas relevantes na dimensão dos relacionamentos oferecendo possibilidades e oportunidades de compreensões necessárias para mudanças transformadoras a serviço da vida.

Para quem é o curso de Pós Graduação em Constelação Sistêmica Familiar? ( Público-Alvo)

A heterogeneidade cultural e social dos alunos proporciona um ambiente rico e fértil para a troca de experiências, intercambio de conhecimentos técnicos, habilitando o profissional para os desafios do trabalho em equipes transdisciplinares e dinâmicas. Neste aspecto a realização dos módulos em Brasília/DF agrega valor, contribui para a troca de experiências e é fortalecida pela orientação de consultores internacionais e docentes nacionais de diversas regiões. A expertise transcultural desses professores e alunos enriquece o trabalho e oferece múltiplas possibilidades para atender as demandas e os interesses dos profissionais/alunos.

Profissionais vinculados às instâncias públicas, privadas e do terceiro setor, atuando nos níveis de direção, coordenação e assessoramento;

Profissionais de diversas áreas que desejam atualizar e inovar tecnologias nos processos de trabalho e que atuam nas áreas sociais como educação, saúde, administração, jurídica, segurança e desempenham funções ligadas ao desenvolvimento humano, organizacional, empresarial e pedagógico;

Executivos e gestores das áreas de atuação multidisciplinar que buscam empreender, obter nova inserção no mercado de trabalho, com impacto financeiro, para alavancar carreira profissional com segurança e vantagens competitivas no mercado;

Profissionais que estejam retornando ao mercado que desejam atualizar e inovar metodologias nos processos de trabalho;

Profissionais liberais, ou não, que atuam nas áreas de administração, educação, jurídica, saúde, serviço social, segurança, que desempenham funções ligadas ao desenvolvimento humano, familiar, organizacional-empresarial e pedagógico;

Educadores, consultores, coaches, facilitadores – internos e externos – nas áreas de gestão e negócios;

Profissionais, executivos e gestores de áreas de atuação multidisciplinar que desejam se qualificar, empreender, e/ou obter uma nova inserção no mercado de trabalho com novas habilidades que lhes permitam diferenciais positivos na competitividade do mercado;

Cursos de Pós Graduação em Constelação Sistêmica Familiar Oferecidos pela Sistêmica.

Os Cursos titulam o formando em profissional “Especialista Sistêmico Fenomenológico” em conformidade com as modalidades Familiar, Organizacional e/ou Pedagógico. Trata-se de uma certificação pioneira no mundo na perspectiva de humanizar os serviços, promovendo assim o desenvolvimento de pessoas e aumentando a capacidade gerencial do Estado.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC, realizados em 8 módulos com carga horaria de 40 horas e mais 50 horas de práticas acadêmicas  totalizando  de 370 horas no processo de  assistência, acompanhamento, supervisão e avaliação.

Resultados para o Aluno

Objetivos do Curso de Pós Graduação em Constelação Sistêmica Familiar e Pedagógica

Objetivo Geral

Habilitar profissionais e gestores no desenvolvimento e na prática da Sistêmica Fenomenológica Familiar e Pedagógica, possibilitando que atuem em sessões individuais e/ou de grupos, na perspectiva de garantir ações humanizadas e integradas de melhor qualidade.

Objetivos Específicos

  • Proporcionar aos participantes das mais diversificadas áreas profissionais instrumentos que permitam uma atuação mais eficiente e efetiva no exercício de suas atividades práticas de trabalho.
  • Oferecer aos profissionais conhecimentos sistêmicos e habilidades relevantes que quando aplicadas possibilitem aprimoramento no exercício de suas funções e nos processos relacionados às pessoas nos sistemas.
  • Ampliar a competência dos participantes para lidar dentro das organizações com as funções hierárquicas, com as atribuições, com as habilidades, com as gerências, com a liderança tendo por foco os resultados, com a eficiência da comunicação interpessoal e interinstitucional.
  • Fomentar o desenvolvimento de redes estruturadas constituídas por agentes de mudança e multiplicadores, em suas diferentes práticas, para a articulação dos processos de trabalho.

Resultados para os Alunos do curso de Pós Graduação em Constelação Sistêmica Familiar e Pedagógica.

Os Cursos de Especialização Sistêmica Fenomenológica Familiar, Organizacional e Pedagógica proporcionam aos profissionais uma compreensão dos sistemas complexos que decorrem dos relacionamentos do indivíduo na família, na organização, na escola, na sociedade e/ou na rede social. Portanto, facilita a participação em equipes interdisciplinares, possibilitando a coerência entre reflexão e ação e, por conseguinte, facilita a busca por solução de problemas centrada no núcleo familiar, ou na comunidade escolar como um todo, e nos diversos lugares, atribuições e papéis desempenhados, e não apenas no indivíduo isoladamente.

Sistêmica Familiar

Aplicabilidade dos princípios do Núcleo Comum Específico de Sistêmica Familiar em áreas profissionais:

  • Na área da saúde, os alunos são capacitados para uma visão mais ampla da relação saúde-doença como, por exemplo, o sofrimento vivido dentro de relações facilitadoras ou impeditivas do processo de recuperação e/ou desenvolvimento pessoal e social.
  • Os profissionais da justiça, aplicando no âmbito da mediação, poderão recorrer de um instrumento facilitador no posicionamento e escolha da estratégia de ação de forma mais efetiva para a solução de conflitos, podendo antepor a mediação usando a metodologia da constelação nas conciliações contemplando os princípios da justiça restaurativa – em oposição à justiça redistributiva, punitiva – possibilitando reparação de danos causados à vítima.

Sistêmica Pedagógica

O Núcleo Comum Específico de Sistêmica Pedagógica proporciona a mudança de paradigma na aprendizagem, ao introduzir os princípios do sistema familiar, cultural e social no processo de assimilação do conhecimento pedagógico sistêmico e na mudança de paradigmas da educação.

Sistêmica Organizacional

O Núcleo Comum Específico de Sistêmica Organizacional traz instrumentos de gestão que superam o modelo tradicional que é fragmentado em setores estanques. Igualmente, permite uma compreensão da dinâmica grupal dentro das instituições, favorecendo a identificação das forças restritivas, que enfraquecem, e das impulsoras, que fortalecem, as relações de trabalho. Questões ligadas às estruturas de poder, ao pertencimento, à hierarquia, à liderança, aos resultados e outros aspectos ligados à gestão que são ressignificados a partir da percepção sistêmica.

Esse conhecimento e os instrumentos de intervenção representam uma forma de “empoderamento” profissional e pessoal. Habilitam os profissionais no fortalecimento da capacidade gerencial e na formulação de políticas públicas, tendo em vista que a abordagem sistêmica está centrada em práticas integradoras no panorama da estrutura familiar, no desenvolvimento organizacional e no âmbito pedagógico escolar. Prevê o desenvolvimento de uma relação humanizada, sustentada e participativa, sincronizando os conhecimentos científicos e fenomenológicos.

Na área da saúde, os alunos são capacitados para uma visão mais ampla da relação saúde-doença como, por exemplo, o sofrimento vivido dentro de relações facilitadoras ou impeditivas do processo de recuperação e/ou desenvolvimento pessoal e social.

Ainda no âmbito da saúde, coloca-se o desafio de promover a intersetorialidade, utilizando como referencial as bases conceituais de promoção da saúde, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde, que embasaram a implementação do Programa de Saúde da Família e outros programas institucionais como o de Saúde e Educação no âmbito escolar na Atenção Básica, promovendo a saúde e prevenindo doenças no atendimento do Sistema Único de Saúde – SUS. Neste sentido, grande avanço a partir da inclusão das constelações na Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares – PNPIC.

As dinâmicas utilizadas nos Cursos propõem interagir em grupos, com impacto nas mudanças e no desenvolvimento humano, contribuindo para a reflexão/ação diante da vida e do trabalho, nas dimensões do processo da evolução pessoal, profissional, familiar e social. Os Cursos oferecem referenciais do paradigma e dos princípios sistêmicos visando apoiar, dar assistência e fazer intervenções nos processos individuais e  de grupos.

O aluno ao final dos Cursos será capaz de assumir posições estratégicas e contribuir para o alcance de resultados nos sistemas familiar, organizacional e/ou pedagógico, em conformidade com os objetivos estratégicos do sistema.

No âmbito institucional, o aluno poderá contribuir na proposição de políticas, diretrizes e práticas para as áreas de desenvolvimento social e de gestão de pessoas, que qualifiquem a relação humanizada no ambiente do trabalho.

Os profissionais da justiça, aplicando no âmbito da mediação, poderão recorrer de um instrumento facilitador no posicionamento e escolha da estratégia de ação de forma mais efetiva para a solução de conflitos, podendo antepor a mediação usando a metodologia da constelação nas conciliações contemplando os princípios da justiça restaurativa – em oposição à justiça redistributiva, punitiva – possibilitando reparação de danos causados à vítima.

Tire suas dúvidas

Nossa equipe terá todo o prazer em esclarecer quaisquer dúvidas!

Inscrições Abertas com 15% de Desconto

Aproveite a chance e o momento!

Depoimentos

Assista o vídeo abaixo e veja  uma série de depoimentos de ex-alunos sobre o curso de Constelação Sistêmica Familiar

Corpo Docente

Os Cursos serão dirigidos por uma equipe de professores convidados, consultores internacionais, docentes europeus, norte-americanos e latino-americanos, que ministram cursos em 28 países, inclusive no Brasil.

Professores, doutores, mestres e especialistas com ampla experiência acadêmica, profissional, clínica e empresarial em “Sistêmica Fenomenológica Familiar, Organizacional – Soluções em Consultoria e Coaching e Pedagógica – Paradigma inovador da Educação no âmbito Escolar”.

Professores com reconhecida experiência profissional e/ou terapêutica atuando na rede pública e privada, em nível nacional e internacional. Serão responsáveis pelo processo de assistência, acompanhamento, supervisão e avaliação dos estudantes. Destes, 54% são doutores e mestres, e 46% especialistas e graduados cumprindo exigências do MEC.

Jakob e Sieglinde Schneider

Jakob e Sieglinde Schneider

Alemanha

Professores e terapeutas de casais e de famílias. Exercem funções de assistência a jovens e orientadores de família e casais. Formados  em pedagogia,  teologia,  PNL e psicoterapia sistêmica. Dirigem seminários em diversos países de constelação familiar e especialmente no  Brasil há mais de 20 anos. Supervisionam clínicas e instituições sociais. Schneider, é   especialista em   estudos  dos efeitos das “Ordens do Amor” nas relações e a inclusão de contos de fadas e de histórias literárias no trabalho com vínculos de destino. Autor de diversos artigos e dos livros “A prática das Constelações Familiares”  e “Ah! Que bom que eu sei! A Visão Sistêmica nos contos de fadas” Ed. ATMAN.

  Sieglinde é professora e orientadora e dirige grupos de auto experiência com constelações de famílias e organizações. Acumulou experiência especial no atendimento a crianças com distúrbios de comportamento e / ou aprendizagem e os  pais. Ensina como a constelação familiar pode ser usada de modo intenso para o atendimento  individual lançando mão de figuras como play móbil.

 

Anton de Kroon

Anton de Kroon

Holanda

Nascido na Holanda em 1943, graduou-se pela Sociale Academie Breda, psicologia e sociologia em 1968, obteve o diploma do curso de pós-acadêmica no desenvolvimento da comunidade em Roterdã 1975, em supervisão e treinamento em Amsterdã, 1987.

Marianne Franke

Marianne Franke

Alemanha

Nascida em Munich, depois de vinte e cinco anos como mestra em escola de ensino básico e médio, e longos anos de experiência profissional em psicoterapia e constelações familiares, mantém agora uma prática independente em psicoterapia e terapia familiar.

Inscrições abertas para o Curso de Pós-Graduação em Especialização Sistêmica Fenomenológica Familiar e Pedagógica

“Muita gente julga que o amor tem o poder de superar tudo, que é preciso apenas amar bastante e tudo ficará bem. Contudo, a experiência mostra que isto não é verdade. Muitos pais são forçados a experimentar que, apesar do amor que dão a seus filhos, estes não se desenvolvem como eles esperavam. São forçados a ver seus filhos adoecerem, se drogarem ou suicidarem, apesar de todo o amor que lhes dão. Para que o amor dê certo, é preciso que exista alguma outra coisa ao lado dele. É necessário que haja o conhecimento e o reconhecimento de uma ordem oculta do amor. Ordem e amor”

Palestra de Bert Hellinger em São Paulo, 2001

Faça um upgrade em sua carreira e em seu desenvolvimento pessoal

PAGAMENTO EM ATÉ 12X PELO PAGSEGURO (15% de desconto até 30 dias antes do início dos módulos, APROVEITE!

Aproveite agora e faça sua inscrição para os módulos de  Sistêmica Fenomenológica Familiar e Pedagógica. Abrace essa oportunidade na busca do crescimento  pessoal  e profissional que permite  encontrar as próprias forças e possibilidades assumindo a responsabilidade por si mesmo, crescer na autonomia adulta e no processo de evolução humana.

Translate »

Pin It on Pinterest

Compartilhe

Envie este conteúdo para interessados

WhatsApp chat